segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sismógrafo - Produção Audiovisual Mineira


Queridos amigos, gostaria de convidar a todos para exposição Sismógrafo, que ficará exposta na Galeria Alberto da Veiga Guignard - Palácio das Artes de 06 de abril há 8 de maio. A curadoria é de Jacopo Crivelli Visconti. 


Apresentarei os videos: Bucólica I e II no espaço de exposição, assim como, Entre o terreiro e a cozinha,  Se me pergunto, porque meus lábios me negam respostas? e Bolívia te Extrãno, produzido em processo colaborativo, com meu amigo e importante videomaker em Belo Horizonte, Dellani Lima, que estarão em exibição nas salas de retrospectivas e arquivo. Apareçam. 


Abaixo segue o texto curatorial.


Sismógrafo, como sabido é um aparelho, é o aparelho que registra  as ondas sísmicas. Através de um ou vários sismógrafos, portanto, é possível determinar com razoável exatidão o epicentro e a intensidade de um terremoto, traçar, isto é, o gráfico de um território em movimento.  Analogamente, o que a exposição sismógrafo propõe é um retrato da produção audio visual mineira dos últimos anos.  Retrato, Diga-se de passagem, parcial e fugaz, como convém a uma mostra de vídeo, mas que revela de maneira inquestionável a vitalidade, a riqueza e a intensidade dessa produção, Sem dúvida a de maior destaque do panorama nacional.


Coerentemente com esse desejo de mapear o território, a exposição se constitui em três blocos complementares:


- O arquivo: Autêntico epicentro da mostra, coração pulsante de onde o movimento irradia, o arquivo visa oferecer ao público leigo e principalmente a artistas e pesquisadores, a oportunidade única de mergulhar na produção audiovisual local. Os visitantes terão a possibilidade de escolher e ver, ou rever, vídeos mais e menos recentes de aproximadamente quarenta artistas, entre os mais destacados do panorama mineiro. Ao todo, o arquivo, de caráter quase acadêmico, deverá disponibilizar ao público mais de cem trabalhos.


- As retrospectivas: em duas salas especificamente concebidas, com ótimas condições de exibição, será mostrado a cada dia um conjunto de vídeos de um(a) artista, escolhidos entre os com uma produção audiovisual mais consolidada. Serão entre dez e vinte artistas, de quem o público poderá ver, em dias distintos ao longo da duração do projeto Sismógrafo, alguns dos trabalhos mais representativos, escolhidos em conjunto pelo curador e pelos próprios artistas.


-  A exposição: de cunho forçosamente mais subjetivo e autoral, construída a partir de relações inspiradas pelo próprios trabalhos, a exposição constitui a ponta do iceberg do projeto sismógrafo. Se alguns dos trabalhos aqui incluídos pode ser considerados verdadeiras obras-primas da recente produção audiovisual mineira, a ambição dessa seleção é ser lida como autenticamente metonímica, isto é, ao invés  de construir um bloco fechado, sua função é apontar para o conjunto do qual emerge.




Artistas participantes:


Alexandre B.,
Angelo Marzano,
André Hallak,
Ariel Ferreira,
Camila Buzelin,
Cao Guimarães,
Carlosmagno Rodrigues,

Cinthia Marcelle,
Clarissa Campolina,
Daniel Hertel,
Dellani Lima,

Eder Santos,
Eduardo Salvino,
Hélio Lauar,
Helvécio Marins Jr.,
Henrique Roscoe,
Isabela Prado,
Joacélio Batista,
Laura Belém,
Leonardo Barcelos,
Louise Ganz,
Lucas Dupin,

Mabe Bethônico,
Marcellvs,
Marco Paulo Rolla,
Marilá Dardot,
Marta Neves,
Matheus Rocha Pitta,

Niura Belavinha,
Paulo Nazareth,
Pablo Lobato,
Rivane Neuenschwander,
Roberto Bellini,
Rosângela Rennó,
Sara Ramo,

Solange Pessoa,
Sônia Labouriau,
Thiago Rocha Pitta.



Serviço
Evento: Exposição Sismógrafo
Data: 06 de abril a 08 de maio
Horário: terça-feira a sábado das 9h30 as 21h , domingo de 16h as 21h
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard
Entrada franca
Informações:
 (31) 3236-7400

4 comentários:

  1. Esse menino ta demais! Ao lado de grandes nomes da arte contemporanea brasileira! Orgulhosa de vc! Beijocas!!! Jacqueline Salgado

    ResponderExcluir
  2. Salve! Parabens de novo. Voce vai longe. Vou conferir, abraço!Dewas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... Quero conferir! Abraço

    ResponderExcluir
  4. FANTÁSTICO. Tudo muito bom, tudo muito bem feito. Parabéns para os produtores dessa exposição.

    ResponderExcluir