quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira


 O Cine Esquema Novo chega a sua 15ª edição em 2025 e ocorrerá de 14 a 23 de fevereiro

Mostra de Acervos


Diálogos entre cinema e artes visuais


Desde 2003, o Cine Esquema Novo (CEN) é uma porta aberta para o audiovisual inovador, ousado, contemporâneo. Essa vocação para a experimentação desde cedo expandiu o escopo do festival, cujo perfil abraçou o hibridismo ao propor diálogos e borramentos entre cinema e artes visuais – seja mostrando obras que confrontam as singularidades dessas linguagens, seja ocupando espaços que não se identificam com as salas de exibição convencionais como galerias e museus.


Nesta edição, o CEN retoma e amplia uma experiência de cotejamento de estéticas, poéticas e ideias iniciada em 2022 com a apresentação lado a lado de obras do acervo do festival com trabalhos audiovisuais de artistas integrantes da coleção do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), em uma mostra na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2025, essa conversa entre criações artísticas que exploram as potências da visualidade vai contemplar também outras instituições gaúchas cujos acervos abrigam produções em videoarte, filmes de artista e registros de performance: além do CEN e do MACRS, participarão da Mostra de Acervo o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB).


Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio exibirá quatro programas com obras audiovisuais dessas instituições. Cada acervo terá uma sessão própria com trabalhos selecionados por uma curadoria especialmente formada pelo CEN. Será uma oportunidade preciosa para o público conhecer trabalhos de artistas locais, nacionais e estrangeiros, históricos e contemporâneos, raramente exibidos. O resultado desse recorte feito em um repositório imagético tão heterogêneo e rico – do ponto de vista formal e narrativo, estético e técnico, de procedência e época – é uma Mostra de Acervo plural, caleidoscópica e inquieta, que dá testemunho de um potente corpus artístico ainda a ser desvelado.


 Jaqueline Beltrame e Roger Lerina


Curadores Mostra de Acervo

Imerso (2014, 09min), de Joacélio Batista e Nelton Pellenz



CINEMATECA CAPITÓLIO

23/02 – Domingo
15h – Mostra de Acervo
Obras do Acervo do Cine Esquema Novo (CEN):
Apenas um Gesto Ainda nos Separa do Caos (2017, 09min), de Yuri Firmeza
Imerso (2014, 09min), de Joacélio Batista e Nelton Pellenz
Polis (2019, 08min), de Rafael Baptista
Um passeio por Wedding (2014, 03min), de Elaine Tedesco
cantar é com os passarinhos (2020, 09min), de Amanda Teixeira
Sem título (5) (2018, 05min), de Luciano Scherer e Maíra Flores
Sentinela (2008, 05min), de Cristiano Lenhardt

https://cineesquemanovo.org/mostra-de-acervos

Nenhum comentário:

Postar um comentário