quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Comissão avaliadora do FIVA SPMAV 2021 - Festival Internacional de Videoarte SPMAV



E com muita alegria que recebi o convite para fazer parte da  comissão avaliadora do FIVA SPMAV 2021. Fica aqui meu muito obrigado a organização do FIVA SPMAV.

FIVA SPMAV ocorre conjuntamente ao Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais da UFPel, e visa promover a linguagem da videoarte em suas diversas possibilidades.



Em sua terceira edição, o FIVA SPMAV 2021, que acontece no marco das atividades do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais – SPMAV, do Programa de Pós-graduação Artes Visuais, homologou 204 inscrições, advindas de 35 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Belarus/Bielo Rússia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Congo, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Lituânia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Venezuela, e de 15 estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.


A seleção dos trabalhos que irão compor os programas da mostra do festival está a cargo da Comissão Avaliadora convidada, composta por:



Estêvão da Fontoura é artista multimídia e professor inquieto, acredita na transformação da sociedade pela educação e pela arte. Sua trajetória conta com participação em projetos reconhecidos no contexto nacional, como o “Projeto Casa Grande”, vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra (2012), regional, como a seleção para o 67o Salão Paranaense (2021), estadual, como o projeto “Desobeciência: arte e ciência no tempo presente”, contemplado pelo edital FAC Movimento (2019) da SEDAC-RS, e local, como o projeto “Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora”, realizado com fomento do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Prefeitura Municipal de Osório/RS em 2020.



Joacelio Batista é artista visual e filmmaker. Cocriador e cocurador da TIMELINE:BH Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte, Brasil, desde 2015. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Graduado em Cinema de Animação e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.



Mariane Rotter é artista visual e professora. Atualmente realiza doutoramento em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Assistente no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Coordena o Núcleo de Fotografia da Uergs e integra o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais. Desde 2002, desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.



Raquel Andrade é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente (IFRS/CNPq); Criadora e coordenadora do Núcleo de Produção audiovisual OfCine, IFRS. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, Rio Grande, Brasil, desde 2016.


Em breve, divulgaremos a lista de videoartes selecionadas!


A mostra FIVA SPMAV 2021 poderá será exibida em seu canal do Youtube e será projetada na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG.

FIVA SPMAV Festival Internacional Videoarte SPMAV


ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021

Coordenação

Rosângela Fachel – UFPel

Gabriela Motta – UFPel


Comissão organizadora

Carolina Fogaça Tenotti – UFPel

Giovani Bosica – UFPel

Guilherme Susin Sirtoli – UFPel

Júlia Petiz Porto – UFPel

José Paulo Portela – UFPel

Wagner Ferreira Previtali – UFPel


REALIZAÇÃO

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel


APOIADORES

Corredor 14, Pelotas @corredor_14

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel

Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel

RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav


https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/2021/11/08/fiva-spmav-2021-festival-internacional-de-videoarte-spmav/

Nenhum comentário:

Postar um comentário