sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Videoresidência Território Expandido




Esta primeira edição integra o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição, que a Galeria Mamute venceu em 2013.  Videoresidencia Território Expandido propõe um espaço de inter-relações entre artistas e regiões do Brasil, no intuito de estimular a troca de conhecimento entre as diferentes produções e favorecer processos de Coletivos de videoarte.

 Durante 45 dias artistas–residentes dos estados de Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro estarão convivendo, compartilhando e elaborando suas obras em vídeo com artistas gaúchos membros do Núcleo de Vídeo RS  (projeto também da Galeria Mamute). As duplas de artistas Walter Karwatzki (RS) e Alice Jardim  (AL), Andreia Vigo (RS) e Adriana Tabalipa  (RJ), Nelton Pellenz (RS) e Joacélio Batista (MG), se reúnem para criar uma nova obra de videoarte e coletiva.

Videoresidencia Território Expandido contempla diferentes ações num período de seis meses. Videooresidência artística; exposição com tema “Giro” com curadoria de André Parente; exposição "Vídeoresidentes" com curadoria de Niura Borges;  mostra com curadoria de Solange Farkas; palestra com o pesquisador e artista Lucas Bambozzi prof. da FAAP.




Calendário dos artistas-residentes
1ª dupla: Walter Karwatzki (RS) e Alice Jardim (AL) – 1º a 15 de fevereiro 

2ª dupla: Andreia Vigo (RS), Adriana Tabalipa (RJ) e Roderick Steel (RS | artista convidado) – 15 a 29 de março

3ª dupla: Nelton Pellenz (RS) e Joacélio Batista (MG) – 05 a 19 de abril

Adriana Tabalipa (vem do RJ) - Nasceu em Curitiba, em 1972. Adriana realiza exposições individuais desde 1994, em cidades como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Distrito Federal, entre outros. Além disso, a artista já recebeu diversos prêmio por sua produção, como o 1º Prêmio no 25º Salão de Arte de Ribeirão Preto, em São Paulo, Menção Honrosa, na Universidarte IX, Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e o Prêmio Rio de Artes Visuais, pela British Council Cultura Inglesa EAV Parque Lage, em Londres, Grã Bretanha.

Alice Jardim (vem de Alagoas) - Realizadora audiovisual, fotógrafa, designer, cineclubista e arquiteta urbanista graduada pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Integra o cineclube e coletivo de experimentação audiovisual Tela Tudo, bem como o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (UFAL), onde coordena o núcleo audiovisual do Laboratório de Criação Taba-êtê, responsável pela realização de documentários e outros produtos audiovisuais acerca de patrimônio imaterial e paisagens urbanas. Site: www.alicejardim.art.br

Andreia Vigo (Porto Alegre) - Nasceu em 1975 e vive em Porto Alegre. É curadora, artista visual, diretora de arte, produtora e diretora de cinema. Formada em Comunicação Social (Rádio e Televisão), pela Universidade Federal do Mato Grosso, tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de filmes e documentários, festivais e mostras de cinema, exposições de arte e eventos multimídia. Integrante do Núcleo de Vídeo RS.
Joacélio Batista (vem de Minas Gerais) – Nasceu em Ponte Nova, no estado de Minas Gerais. Participou de mostras coletivas como 8th Berlin International Directors Lounge – The festival for contermporary media and film, em Berlim, Alemanha; Oslo Screen Festival 2012, em Oslo, Noruega; Mostra do Filme Livre 2012, no Rio de Janeiro; Métodos Empíricos para a Extração (ou Contrução) de uma forma -Galeria Celma Albuquerque, em Belo Horizonte; R.A.T. Residencias Artísticas Por Intercambio, no México, entre outros.
Nelton Pellenz (Porto Alegre) - Nasceu em São Paulo das Missões, no Rio Grande do Sul. Graduou-se em Administração pela UFSM e pós-graduou-se pela UFRGS e pela ULBRA. Realizou as exposições individuais Conjunto Habitacional, pelo 2º Prêmio IEAVi, na Fotogaleria Virgílio Calegari e Fiat Lux, na Galeria Lunara, ambas em Porto Alegre, em 2013. Entre as principais exposições coletivas, estão: FONLAD # 09, Festival Internacional de Artes Digitais, em Coimbra, Portugal, na Espanha entre outras. Integrante do Núcleo de Vídeo RS.

Roderick Steel (Porto Alegre) – Nasceu em Porto Alegre. Sua formação acadêmica passa pela Universidade de Winchester, Inglaterra. Graduação em Cinema pela Universidade de Boston, E.U.A, 1991 (Distinção 1990-1991) e, atualmente, o Mestrado (Meios e Processos Audiovisuais). Escola de Comunicações e Arte. ECA-USP (previsto para 2015). Seu trabalho não privilegia um suporte ou técnica, e os diálogos com mídia móvel, pintura, instalação, cinema e fotografia estão sempre em processo de per laboração. Abriu o Festival Cultura Inglesa em 2002, e participou de Mostras: no Paço das Artes em 2007 (São Paulo), na Bienal Ventosul em 2009 (Curitiba), foi vencedor do Arte.mov em 2010 (São Paulo), seleção oficial do 17º Videobrasil em 2011, e Kunstfilmtag (Alemanha), SESSIF (Coréia), Madatac (Espanha), e VideoMedeja (Sérbia) em 2012. Participou de festivais etnográficos na Dinamarca e Itália, e de cinema e arte contemporânea.

Walter Karwatzki (Porto Alegre) – Nasceu em Maceió, em 1959. Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre. Fotógrafo Autodidata. Mestre em Geografia pela UFRGS. Membro do Comitê de Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do RS e Coordenador de Projetos Culturais do IFRS.Entre as mostras individuais destacam-se: Folia dos Papangus de Bezerros, em Porto Alegre, e Um Olhar Atrás das Cores, em Maceió. Recebeu os prêmios: VI Concurso Internacional de Fotografía de la Red Merco-ciudades, na Argentina, e III Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Integrante do Núcelo de Vídeo RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário