Navegando pela rede encontrei essa matéria escrita por Fabiano Chaves que foi publicada no Jornal O Tempo de BH. O ano era 2010 o assunto era a exibição do primeiro documentário que fiz, com meu amigo e grande artista visual Daniel Saraiva, que foi exibido no Cineclube Curta Circuito.
Cultura popular à margem da sociedade
por FABIANO CHAVES
Publicado em 03/10/10 - 20h14
Alvaro Caporali - Capô |
Diferentemente de outras exibições, a sessão de hoje do Cineclube Curta Circuito exibe o documentário "Semoventes", primeiro longa-metragem de Joacélio Batista e Daniel Saraiva.
A produção, realizada no ano passado, traz uma pesquisa particular sobre a cultura popular, fugindo do registro estereotipado de uma classe de artistas que trafegam pelas ruas e margens da sociedade.
O documentário revela, por um olhar espontâneo e verdadeiro, características sutis de cinco personagens que mostram a força da criatividade e a diversidade da existência: Capô, Zoeca, Zé do Poço, Tulinho e Wagner.
"A produção começou com uma proposta de pesquisa minha e do Daniel Saraiva ainda na escola de belas artes. A ideia era investigar a vida e a criatividade desses artistas que são marginais", conta Joacélio Batista, um dos diretores.
Segundo o realizador, os personagens descritos na produção são figuras que estão em Belo Horizonte, alguns deles comuns ao cotidiano da cidade.
"À exceção do Wagner, que é de Montes Claros, todos são figuras das ruas da capital. O Zoeca, por exemplo, é o Raul Seixas que toca na feira hippie. São fáceis de encontrar", diz Batista.
Ele também explica que o longa-metragem levou três anos para ficar pronto, pois a dupla de realizadores ampliou a proposta do trabalho, a princípio apenas para ser um curta-metragem.
"A gente começou a produção como um curta do Capô. Mas a pesquisa permitia a ampliação, trazendo outros personagens".
Após a sessão, os dois realizadores debatem com o público sobre o trabalho exibido.
AGENDA
o que. Cineclube Curta Circuito. Exibição do documentário "Semoventes", de Joacélio Batista e Daniel Saraiva
quando. Hoje, às 19h
onde. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236-7400)
quanto. Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário