terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"FUGAZ" ESTRÉIA NA 15ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES





Fechando o ano com uma ótima notícia, meu novo trabalho "Fugaz" vai fazer sua estréia na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Fica aqui meu convite a todos amigos para visitar a bela cidade histórica mineira e desfrutar de grande filmes nesse importante encontro do cinema nacional. A programação é gratuita e a mostra vai de 20 a 28 de janeiro de 2012. 







Fica aqui meu agradecimento para Alessandro Coelho pelo belíssimo trabalho no cartaz do filme. Mandou bem demais Kurt! 






Bora pra Tiradentes gente!

[ATUALIZAÇÃO]  Abaixo publico o comentário do crítico, cineasta e professor da UFCE Marcelo Ikeda: Não vi todos (só os entre a segunda e quarta no Cine Tenda) mas, entre os curtas que pude ver em Tiradentes, o mais interessante foi sem sombras de dúvida FUGAZ, de Joacelio Batista. Filme de pesquisa, um aprofundamento do trabalho anterior do realizador, sem cacoetes ou poses pros modismos. Filme de coração, pensamento e alma! [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Valeu Ikeda!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MAIS 10 CURTAS BRASILEIROS PRA VER, PENSAR E CURTIR!!!!! / / / / / / / / / / / 10 MORE BRAZILIAN/S SHORT FILMS TO SEE, THINK AND ENJOY !!!!! / / / / / / / / MÁS 10 CORTOMETRAGES BRAZILEÑOS PARA VER, PENSAR Y DISFRUTAR!!! / / / /




Seguindo com minha seleção, trago mais 10 obras produzidas nos última década para, Curtas metragens para ver, pensar e curtir. Desta tomei a ousadia de incluir uns dos meus trabalhos. Reforçando mais uma vez, que alguns clássicos estão de fora apenas porque não estão publicados na internet.

keepin on with my selection, I bring more 10 Brazilian´s works produced in the last decade, short films to see, think and enjoy. This time I'm daring to include one of my works. Reinforcing once again, some classics are out only because they are not published on the Internet.

Siguiendo con mi seleccíon , traigo más de 10 obras brasileñas producidas en la última década, cortometrajes para ver, pensar y disfrutar. En Esta tuvo la osadía de incluir uno de mis trabajos. Reforzando una vez más, que algunos de los clásicos están fuera solamente porque no estan publicados en Internet.


O Fim do Homem Cordial / Daniel Lisboa (2004)


O Bloqueio - Claudio Oliveira e Fernando Rabello (2002)


As Aventuras de Paulo Brusky / Gabriel Mascaro (2010)



Longa vida ao cinema Cearense / Irmãos Pretti (2008)
  



Fantasmas / André Novais  (2010)




Entre o Terreiro e a Cozinha / Joacélio Batista (2007)
  


Saltos / Gregorio Graziosi (2008)



Orawa / Felipe Barros (2010)


Deu no Jornal / Yanko del Pino (2005)


sábado, 10 de dezembro de 2011

LURUSKAN, LURUSKAN, LURUSKAN!!!!!!!




O curto espaço labiríntico entre as casas da pequena vila de Buruljul Wetan na Indonésia, era divido por bicicletas, motos e pedestres. Já haviam se passado quatro dias no interior da ilha de Java. Eu seguia rumo a uma das muitas fábricas de telhas da região e/ou plantações de arroz que dominavam a paisagem. Criei uma rotina mecânica,  visitando lugares já conhecidos em busca de novas tomadas para enriquecer a decoupagem.  Ambas as locações me encantava pelos cenários e as pessoas. Mas gravava imagens sem qualquer ideia do que fazer com elas, precisava de algo com que me apaixonar.
Confesso que sempre evito propor projetos quando recebo convites de residências para atuar em uma paisagem desconhecida. Temo encafifar idéias pré concebidas, ao ponto de limitar minha percepção ao que a nova paisagem realmente oferecer.
Sempre me proponho a esse processo rotineiro no inicio de qualquer residência. Na verdade isso soa  mais como desculpa de perambular atrás de inspiração. Essa inspiração geralmente vem na forma de encontros. Que em Burujul Wetan, veio em forma de um coro infantil  e suas frases ritmadas, semelhantes a uma canção. Mesmo ignorando o significado, meus pés e meus ouvidos se incumbiram de me levar até a fabrica de telhas desativada onde minha curiosidade seria aguçada ainda mais  pelo  grupo de meninas  que ali executavam o que me pareceu uma coreografia ao som do coro: - Luruskan, Luruskan, Luruskan!


A fronteira do idioma e a minha completa ignorância a respeito dos costumes locais,  me deixaram a margem, como um expectador solitário, preso ao meu olhar estrangeiro. Confuso, Instigado, impressionado pela beleza dos movimentos, das cores e dos sons das meninas de Burujul.  Qual o razão daquela coreografia?  Tinha uma função religiosa? Era um ensaio para uma marcha militar? Um misto de ambos? Ou apenas uma inocente brincadeira infantil?

Naquela manhã só pude fazer três tomadas das meninas. Um grupo de meninos reivindicavam o mesmo espaço. O silêncio ao fim da "performance" me deixou frustrado. Rapidamente as meninas partiram para suas casas e o que devia ser "um feliz encontro", agora se diluira no labirinto de vielas. 


O ritmo daquelas palavras Luruskan, Luruskan, Luruska... soaria como uma mantra hipnótica em minha cabeça, transformado-as em ideia fixa. Continuei  as atividades mecânicas diárias, mais para distrair e esquecer o fato de não sabermos quem eram e onde encontrar as meninas do dia anterior. No vai e vem por entre os becos indonésio reconheci uma das meninas. Meu tradutor, que aquela altura já havia se convertido em amigo, Rangga Aditiawan, conversou com a tímida garota atrás de pistas que levassem ao resto do grupo. Descobrimos uma professora em comum das garotas e organizamos uma nova gravação com todas as meninas. 

No domingo de manhã acordei com um murmurio de vozes de meninas que caminhavam ao lado da casa  onde estava hospedado. Eram as meninas que chegavam para a gravação. 

Depois de pronto, me perguntava se o vídeo devia ou não esclarecer com legendas, o que se tratava o canto das meninas ou se deixaria o expectador vivenciar algo próximo da minha experiencia, perdido diante uma cultura diferente e tentando, apenas com meu conhecimento  limitado sobre aquele pais e aquelas pessoas, buscar um entendimento do que se passou por debaixo daqueles bambuzais numa manhã ensolarada em Burujul Wetan. 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

10 CURTAS BRASILEIROS PRA VER, PENSAR E CURTIR!!!! / / / / / / / / / / / / 10 BRAZILIAN SHORT FILMS TO WATCH, THINK AND ENJOY!!!!!! / / / / / / / / / / / 10 CORTOMETRAJES BRASILEÑOS PARA VER, PENSAR Y DISFRUTAR!!!! / / / / / / /


Compartilho com vocês 10 curtas brasileiros de artistas que despontaram nos últimos anos. Pra ver, pensar e curtir. Meu unico critério pra fazer essa seleção foi o meu gosto pessoal. Deixei alguns filmes de fora simplesmente porque não os achei na internet. 


I share with you 10  Brazilian short films from brazilan artists who emerged in recent years. To watch, think and enjoy. I choose these works only for my personal taste. I left out some movies simply because they found them on the internet.


Comparto con ustedes 10 cortos de artistas brasileños que surgieron en los últimos años. Para ver, pensar y disfrutar .Mi único criterio para hacer esta selección, fue mi gusto personal. Pero no puso otras películas de igual importancia  simplemente porque las encontré en el Internet. 


O Muro / Tião (2008)


Landscape Teory / Roberto Bellini (2005)





Quando Morri na Baía de Guanabara / Dellani Lima (2005)


Tchau Pai / Ricardo E. Machado e Lívia Izar (2005)


Imprescindíveis / Carlosmagino Rodrigues (2003)


Maquinas de rotação continua / Alex Lindolfo (2007)


Vó Maria / Tomás Von Der Osten (2011)


Vinil Verde / Kleber Mendonça Filho (2004)


Espuma e Osso / Ticiano Monteiro e Guto Parente (2007)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"BUCÓLICA 2" - MOSTRA DE VÍDEOS DESVENDA



videos desvenda-4.jpg

Convido os amigos de Porto Alegre e Recife para Exposição de Vídeo Desvenda, que vai rolar em Porto Alegre, na Casa M, de 8 a 16 de dezembro de 2011 e, em Recife, no Museu Murillo La Greca, de 1 a 8 de fevereiro de 2012. A curadoria ficou por conta de Bruna Pedrosa (Museu Murillo La Greca) e Rodrigo Lourenço (Desvenda). Além dos trabalhos dos amigos de Juliana Alvarenga e Sávio Leite, Bucólica estará muito bem acompanhado na mostra. Confira a baixo toda a programação.




Trabalhos selecionados para a Vídeos Desvenda

1) Adriana Ramalho / Paisagem de Vento / 4’35″ /2011
2) Barbara Marcel / Mangrove / 5min / 2011
3) Bárbara de Azevedo / Tempestade / 1 min / 2008
4) Bil Luhmann / Viu Bil / 8’36″ / 2009
5) Bruno Mendonça / Lipstick / 1’31″ / 2010
6) Carolina Paz / Fim / 03’55″ /2011
7) Corpos Informáticos / ENCERANDO A CHUVA / 1’18″ 2011
8 ) Ellen M. Nunes / Palimpsesto / 4’35″ / 2011
9) Fabiola Scaranto / Entre dois Nadas /  2’38″ / 2008
10) Francesca Fini / MEDITERRANEO / 7’44″ / 2011
11) Gabriela Domingues Noujaim / Entre Ponta do Seixas e Cabinda em Angola   
      3 min / 2011
12) Gabriela Pas / Sem título (pétalas) / 8’36”/ 2011
13) Joacelio Batista /  Bucólica 2 / 2’33″ / 2010
14) Jorge Catoni / Lado V / 3’15″ / 2009
15) juliana Alvarenga / jardim de inverno / 3’40″ / 2010
16) Julia Vaz / O Invasor / 3’24″ / 2009
17) Khalil Charif / Eternity / 4’51″ / 2008
18) Leticia Rita / Sugando e Cuspindo / 7 min / 2009
19) Lia Letícia / FLUX / 2’16″ / 2011
20) Marcela Antunes / Dos dias atuais III / 2’09″ / 2010
21) Paula Carolina Betereli  / Todesfugue / 9 min / 2011
22) Pedro Carneiro / Parabéns para você / 1’14 ” / 2010
23) Sara Lambranho / Ascensão social / 1’53″ /2011
24) Sávio Leite / Space Dust / 2’17″ / 2011 
25) Raphael Franco / Sistema de Absorção da Paisagem /  4’30″ / 2011
26) Valentina Pacheco Fernandes / ZUG / 1min / 2011
27) Victor De La Rocque / O Senhor é meu pastor e nada me faltará / 7’13″/    
      2010