terça-feira, 7 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO “LUPA: ENSAIOS AUDIOVISUAIS”

O vídeo "Aí daqueles, de autoria de Joana Marques, Rafaela Lopes e Joacélio Batista está em exposição no Museu de Artes e Ofícios. Fica o convite aos amigos de Belo Horizonte. 



EXPOSIÇÃO “LUPA: ENSAIOS AUDIOVISUAIS”

Data: de 31.05.2016 até 31.07.2016

Local: Museu de Artes e Ofícios


A exposição busca compreender as dimensões histórica, material e conceitual da linguagem audiovisual em Minas Gerais e no Brasil, evidenciando ao público possibilidades narrativas e expressivas do vídeo dos anos 1960 até a atualidade.
Com curadoria de Fabíola Moulin e Marconi Drummond, a exposição tem como eixo central uma linha do tempo, organizada por meio de uma cronologia ilustrada, que apresenta acervo videográfico, documental, iconográfico e material sobre a trajetória do audiovisual nacional e local a partir dos anos 1960, com destaque para os principais eventos e marcos históricos desse período. Com apoio na videoarte, a linha do tempo busca mostrar o desenvolvimento e a consolidação do cinema e do vídeo como expressões artísticas autônomas e dotadas de características estéticas originais.
Paralelo a esse núcleo central, a exposição apresenta sete lupas, recortes curatoriais que apresentam acervos expandidos. Segundo a curadoria, trata-se de um olhar aprofundado sobre um determinado marco histórico ou acervo referencial que dialoga com a linha do tempo central. Nessas lupas, estão incursões do vídeo pela arte postal, experiências de pioneiros com a performance e o vídeo independente, entre outras experiências artísticas.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/05/lupa-ensaios-audiovisuais